-
Arquitetos: Innarch
- Ano: 2013
-
Fotografias:Atdhe Mulla
Descrição enviada pela equipe de projeto. Don Café House é o primeiro conceito introduzido pela empresa Don Café em Kosovo. Sua idéia era a expansão do negócio, oferecendo aos clientes uma maior possibilidade de provar os seus produtos nos novos ambientes da Don Café House em um padrão de configuração de rede em todo o território de Kosovo.
Através de estudos e pesquisas realizados no Don Café, Inarch foi capaz de chegar a um conceito visual e único previsto para distingui-lo de outros cafés tradicionais, dando-lhe uma imagem moderna.
A idéia e inspiração para o design derivou do saco cheio de grãos de café.
As paredes do bar levam formas orgânicas e foram coloridas como sacos de café. Os pilares também foram revestidos com estes sacos.
Mesas e lustres pendurados representam os grãos de café alinhadas assimetricamente, a fim de gerar a impressão de estar dentro de um saco de café.
A parede que separa os ambientes tem dupla função: decorativa e funcional. Sua forma orgânica consiste a parte mais dominante da premissa permitindo uma sensação única de ser diferente de qualquer outro café.
O bar foi equipado com assentos e mesas também únicos pela sua concepção original, que estabelece uma conexão entre o meio ambiente, através da separação da parede e do bar.
A forma do bar desempenha um papel muito importante no funcionamento do bar, gerando diversidades de tipos de cafés e um toque especial no cardápio de cafés. O perímetro externo é revestido com uma espécie de camada orgânica gerada pelas peças de compensado de 4 centímetros e reflete o dinamismo do bar em si.
O projeto foi realizado com peças de madeira compensada de 2 e 4 centímetros de espessura.
Para os fins de concepção da forma orgânica, todo o material de madeira compensada foi moldada na máquina CNC separadamente, em partes e, finalmente montados. Cada elemento foi desenhado individualmente formando uma peça inteira.
São 1.365 pedaços de madeira, cada um dimensionado, projetado, cortado e montado.